terça-feira, 30 de agosto de 2011

1º Festival de Boulder do Astolfo

No dia do meu aniversário tive o grandioso presente de participar do meu primeiro campeonato de escalada. Achei incrível a energia dos competidores, pelo fato de incentivarem a todo momento uns aos outros, onde o objetivo foi único: Se divertir!



Clasificação Completa

Feminino
1- Evie
2- Luciola
3- Talitha
4- Diandra
5- Fernanda
6- Joy

Masculino
1- Felipe Kabeça (MG)
2- Felipe Alves
3- Tiodan (MG)
4- Afeto
5- Mr. Bean (MG)
6- Felipe Sertã
7- Xerxes
8- Rebit
9- Zé Márcio
10- Lucas <----------------------------- (Eu, rs! Camisa 10)
11- Luca
12- Karapeba
13- CBN
14- Danilo
15- Daniel
16- Gabriel
17- Dodo

Por
Lucas Mello

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bons Momentos!

Fiquei impressionado como esse vídeo conseguiu passar uma sensação de tranquilidade, equilíbrio e fluidez. Gosto muito dos vídeos da Mammut. Bem produzidos eles tem objetivos...



Belas imagens, belos momentos e depoimentos!

Por
Lucas Mello

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Via do Lagarto

No último domingo 07/08/2011 fui até Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo, com o objetivo de escalar a "Via do Lagarto". Estive muito bem acompanhado na parceria do então "Presidente da ACE" Zé Marcio. Um outra dupla também marcou presença: Sandro e Evie compraram a idéia e juntos partimos para essa empreitada.

Via do Lagarto - Linha 21
Chegamos a base da via por volta das 09h15 e rapidamente o Sandro iniciou a 1ª enfiada. Em seguida Eu fui até encontrar a Evie que já estava na P2 enquanto o Sandro tocava para cima. Preparei a segurança do Zé (que já estava agoniado para escalar logo) e lá veio ele. Abençoados pela sombra que fazia entramos na 2ª enfiada com a preocupação de que logo logo viria o sol.

Até esse momento a via era uma mistura de agarras e aderências bem positivas e tranquilas. Na 2ª enfiada as coisas começaram a ficar mais interessantes. O Sandro tocou sumindo montanha a fora. Eu continuei a guiar e cheguei no primeiro lance mais delicado. Lance delicado = QUEDA. Foram 3 tentativas enormemente aproveitadas e 3 quedas muito legais, já que estava bem protegido o lance.

Lá de baixo uma voz ficava falando:
- faz uma tesoura que fica mais fácil.
- faz uma tesoura que fica mais fácil

Ouvi o Zé falando, porém não consegui enxergar o que ele queria explicar, então fiz um pouco de força e passei o lance e continuei tocando até a P3. Em seguida veio ele. Chegou no lance e passou tranquilo. Ai falou: 
- era só fazer uma tesoura e ir subindo pelos cantos.

Realmente a forma que ele fez deixou o lance muito mais facil. Porém tem só uma diferença de 20 anos de experiência em questão. Então aprendi e seguimos em frente.

A partir da P3 o Zé tocou chegando até a P4, onde Evie e o Sandro tavavam uma guerra de comunicação, rs! Ela estava bem colada na rocha e o Sandro tinha ultrapassado uma barriga que fazia com que eles não conseguissem se ouvir.

Eu e o Zé na P4 - Evie ao fundo e o Sandro nem na imagem aparece
O Zé continuou tocando e fizemos o lance em artificial até chegar na P5 que por sinal passou direto. Segui na cola passando o artificial e entrando na parte mais bonita da via em minha opinição. Uma sessão de cristais amarelos a uns 200 metros totalmente vertical. Passado os cristais veio uma sessão de aderência bem complicada. A sapatilha fez toda a diferença pois diversas vezes eu pensei, agora vou cair, e ela não escorregava. Comecei a acreditar mais e seguir com mais segurança. 

Eu na P4 enquanto o Zé guiava - Ao fundo a cidade de Cachoeiro-ES
Cheguei na parada e o Zé esticou o restante chegando ao degrau final e armando a segurança para eu subir. Nessa hora Evie e Sandro já se descansavam na sombra do cume. O trajeto final era bem positivo acelerando meu progresso até chegar a proteção final que o Zé armou na árvore.

Finalizada a subida fomos procurar o livro de cume. Infelizmente não localizamos o livro, porém achamos uma página que provavelmente ficou para substituir o livro. Nela estava escrito que o Kinkas, escalador local que conquistou a via, havia escalado ela pela última vez em Julho. Assim acreditamos que ele desceu com o livro.

Zé, Evie, Sandro e Eu - Cume da "Via do Lagarto"
Chegando a sombra fomos no alimentar e apreciar o belo visual do cume. A via realmente é muito bonita como o Zé disse e vale a pena ser feita. É interessante ter cuidado após os cristais na sessão de aderências pois existe uma exposição.

Agradeço aos 3 que participaram dessa investida comigo e principalmente ao Zé pela parceria e paciência de ensinar, ensinar e ensinar.

Por
Lucas Mello

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Skate na Praça

Um evento que merece ser prestigiado.

Parabéns a Equipe Sombra por manter sempre a cena em alta.


Por
Alexandre "Xarope" Pedroni

quinta-feira, 4 de agosto de 2011