sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ilha do Reggae

 

Sou do tempo em que bandas de reggae de qualidade nacional, vinham tocar na curva de graça, pois para eles era uma honra, fazer um som em vitória que era comparada a São Luiz do Maranhão (capital nacional do reggae) pela cena ser tão forte que bandas como Macucos (que teve aparições na MTV e contrato com a SONY), Casaca, Java Roots, lotavam os eventos locais, vendiam camisas, cds (antes do bom do mp3 claro rs) e tinham sua músicas cantadas pelo povo capixaba em coro.

Infelizmente de lá pra cá muita coisa mudou e a cena enfraqueceu, mas a semente germina até hj, onde vê-se claramente a aceitação que o reggae tem no solo capixaba, e mesmo que a nova geração não tenha tido contato com esses tempos áureos,  eles vivem a resistência dos que ainda batalham pela cena, como Lion Jump, Macucos, Kanabaus, aos programas de rádio Beco do Reggae e Brasil Jamaica, e aos produtores que proporcionaram shows de grandes ícones como Israel Vibration, Pablo Moses, Andrew Tosh, Dom Carlos, Groudation, S.O.J.A., Bambu Station…

E hoje, é um dia de glória para o reggae capixaba, pois a melhor banda de reggae na atualidade na minha opinião (e de muitos também rs), com 35 anos de carreira, com inicio em 1975 por três negros ingleses descendentes de jamaicanos, o Steel Pulse era formado pelo baixista Ronald McQueen e pelos guitarristas Basil Gabbidon e David Hinds, que descreveu a situação da época: "Havia seguidas confrontações da polícia com os jovens da comunidade. Havia um sistema educacional decadente e uma alta taxa de desemprego, então nós precisávamos de alguma coisa para manter nosso espírito elevado e conscientes do que era feito com os negros enquanto minoria na Inglaterra. Daí nós fomos para a música".

A força dos shows (suados no inicio de carreira, onde inclusive as grandes chances vinham em eventos de punk para que pudessem passar através da musica jamaicana as mensagens -establishment aos skinheads e punks, que adoravam a banda )e o relativo sucesso de três compactos bancados pela banda levou-os a assinar contrato em 78 com a poderosa Island Records, gravadora que reunia então a nata dos artistas de reggae, como Bob Marley (que elogiou o som da banda na época), Gregory Isaacs, Burning Spear, Lee Perry, U Roy, entre outros.

Em 81 o grupo foi a grande atração do Sunsplash, que naquele ano homenageou Bob Marley, falecido pouco antes.

Desde então o Steel Pulse faz parte da nata do reggae mundial faturando diversos prêmios, emplacando músicas em games (“Born Fe Rebel", figurou na trilha sonora de Tony Hawk's Underground 2) e gravando com inúmeros monstros da música como Damian Marley, e acreditem a honra é do Damian !!

Portanto, se preparem porque hoje é mais que um show, hoje é workshop de reggae

      steel       flyer steel pulse oficial

Álbuns do Steel Pulse (clique e faça o download)

Álbuns ao vivo
  • Rastafari Centennial - Live In Paris (Elysee Montmartre) (1992)
  • Living Legacy (1998)

==============================================

Ouvir música e amor é muito bom, mas não podemos nos esquecer das que denunciam as mazelas e injustiças, afinal o sistema está um caos.

Muito Obrigado aos responsáveis por incluir nossa cidade na tour Steel Pulse Brasil

por

Tiaum Câncio

5 comentários:

Unknown disse...

Mandou benzasso no post, Tião! Traduziu todo o espírito reguero capixaba. Bom mesmo seria ver na abertura desse show uma junção de todas essas bandas antigas que iniciaram a cena do Estado... Só pedrada!!!
Enjoy the show!

Lucas Mello disse...

Tava sentindo falta desse felling, dessa pegada, dessas palavras...
O blog não deve ser feito somente de vídeo e imagens.

Nesse momento o show está acontecendo e eu não estarei presente por outros motivos, entretanto dormirei bem, sentindo a energia da galera que estará fazendo esse espetáculo acontecer.

saudações!

Mateus Cassol disse...

por isso que sempre valorizei e sempre valorizarei este blog...pelo apoio ao desenvolvimento da cultura......parabens principalnmente ao publico regueiro capixaba....que nos distaca na cena internacional do reggae....enquando o publico tiver fortalecendo e valorizando essa cena, esses eventos se realizarão....isso só acontece porque todos querem.....viva o reggae.....viva a conscientização pura no planeta....wuhuw!!!

Tiaum Cancio disse...

Pow Satisfação imensa a presença e comentário de vcs !!
de Coração !!!

Abraço para Todos !!!

Keka disse...

Lendo o post revivi esses bons tempos do reggae na Curva ... muito coisa boa já passou por lá!! Cito alguns clássicos como Jahcareggae e João Terra ilustrando alguns dos lindos momentos do movimento reggae na Ilha!!

O show do Steel Pulse em especial foi sensacional!! Não consigo colocar em palavras toda energia que rolou, fora a emoção de está compartilhando de tudo aquilo e vendo os caras tocarem ao vivo!!

Sobre a mudança de cenário ... acho interessante a reflexão do que levou a isso... Pq do enfraqueciemnto da cena? Quais foram os fatores que influenciaram? Mas isso é história pra outra hora ... longo papo !!