sábado, 26 de novembro de 2011

O Adeus de um Pioneiro

Thomas Rittscher Junior, 94, faleceu nesta quinta-feira depois de uma série de complicações agravadas pela idade avançada.

Ao lado do santista Osmar Gonçalves, ele foi o pioneiro do surf no Brasil, depois de fazer uma prancha madeira com amigos em Santos, na década de 30, baseado na leitura de uma revista norte-americana chamada Popular Mechanics.

Thomas Rittscher Junior
Acredito que deveríamos aproveitar o momento e buscar uma reflexão sobre o esporte, a essência e analisar o que realmente achamos que é o surf e os motivos que levam a praticar. Tenho pensado bastante ultimamente e aproveitarei para tentar desenvolver algum apontamento sobre o assunto.

A foto diz tudo, esse com certeza participou ativamente da história do esporte brasileiro.

Por
Lucas Mello

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Trip Rio de Janeiro - BANFF

No dia 12 de novembro chegamos ao Rio de Janeiro com o objetivo de escalar e participar da Mostra Internacional de Filme de Montanha, que aconteceu no Cine Odeon entre os dias 12 e 14. A comitiva do ES contou com aproximadamente 12 pessoas fazendo com a diversão fosse garantida e que pudessemos curtir bastante a viagem.

Zé Márcio, Tuta, Dunada, Sandro, Eu, Amaral, Alguém e Evie
Denise e Natassia
André Ilha e Zé Márcio
"encontro de gigantes" (Evie)
Graças ao excelente tempo, conseguimos escalar no Domingo. Parti logo cedo com a Evie e o Sandro para uma via no Dona Marta chamada "30 de Julho". Acompanhados pelo André Ilha, fomos apresentados ao setor que conta com mais de 7 vias em aderência, algumas esportivas e outras tradicionais.

Croqui da 30 de Julho
Tivemos uma excelente escalada que fluiu muito bem. A via de bastante aderência conta com alguns pontos bem interessantes e um esticão capaz de testar o sangue frio. Graças a igreja de São Judas Tadeu logo a frente ecoando suas mensagens tudo deu super certo.

Evie, André, Sandro e Eu

Evie, Sandro e Eu - Ao fundo o Cristo
Agradeço a Evie pela parceria e confiança na escalada. Ao Sandro por ser nosso guia no Rio de Janeiro e ao André por ter apresentado um local novo e por ter nos acompanhado nessa via.

O resultado da Mostra:


Melhor Filme Júri Oficial
Quanta Patagônia, de Guilherme Pahl, Luciana Melo e Marcio Cesar (DF)

Melhor Filme Voto Popular
TEPUI - Escalada ao Salto Angel, de Edemilson Padilha e Federico Sanz (PR)

Melhor Diretor
Montanha Serra Verde Mato, de Walfried Amaral (MG)

Melhor Fotografia
A Terra da Lua Partida, de André Rangel e Marcos Negrão (RJ)

Melhor Montagem
Red Bull Psicobloc, de Andre Duck e Wiland Pinsdorf (SP)

Vencedor do concurso fotográfico "Montanhas do Mundo"
Fotógrafo - Artur Vieira
Exposição - Cordilheira dos Andes - Bolívia


Para saber mais veja a matéria da ESPN Eliseu Frechou

Por
Lucas Mello 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pancas 7 Setembro

No feriado de 7 de setembro parti para Pancas, que fica a cerca de 180km de Vitória-ES, com o(a)s amigo(a)s e escaladore(a)s, Samuca, Luana, Evie e Joyce.

Buscavamos por independência. Buscavamos o cume da Pedra da Cara através da via A Face Oculta. As meninas buscaram mais independência ainda e fecharam a cordada entre elas. Dessa forma me juntei ao também excluido Samuca e por sorte chegamos a brilhante idéia de formar uma dupla e escalar, heheh!

Samuca, cheio do estilo na 4ª Parada
Para cada uma de nós percebi que houveram novidades, aprendizados e emoções. Particularmente posso relatar que foi a primeira vez que guiei uma tradicional, tive que tomar as decisões e principalmente pude identificar o espírito do esporte.

Eu e Samuca registrando a bela paisagem ao fundo
Me senti muito satisfeito ao chegar ao cume com um companheiro que até então nunca tinha escalado junto. Agradeço ao Samuca pela parceria e a todos nós que fizemos desse dia da independência uma emancipação natural de formas diferentes para cada um.

Bem-Vindos ao Cume!
A Luana postou sobre essa escalada também e ficou bem legal. Vale a pena conferir! http://tripsdaminhavida.blogspot.com

PS. A Evie teve problemas biológicos e teve que ficar quietinha na base da via mandando muitas energias positivas para nós =]



Por
Lucas Mello

Hoje é o dia da revolução!

Sabadão é dia de valorizar o que nosso estado tem de melhor... como diria Jhonny: "Hardcore até o osso".


Por
Alexandre "Xarope" Pedroni

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Boas Lembranças

Comecei a brincar com as ondas quando tinha 12 anos, ou seja, 14 anos atrás. Na época o bairro Jardim Camburi, onde moro até hoje, era bem diferente, tinha muito menos moradores, desenvolvimento e urbanização. 

A praia de Camburi que temos a frente era limpa e quebrava altas ondas diariamente e também não tinha as dezenas de piers que têm hoje. Todo final de semana tinha onda e todo final de semana estavamos lá, magrelos, torrados de sol e felizes curtindo o point, o quiosque canoa quebrada.

Lá tudo acontecia. Azaração, surf, sol, frescobol e etc...

Com o passar dos anos foram feitos mais 3 piers, sendo um na praia e 2 na ampliação do Porto de Tubarão (VALE) fazendo com que as ondulações tivessem dificuldades de adentrar para fazer a alegria dos surfistas. A cada ano menos onda quebrava e nem mesmo a maré de março conseguiu se manter firme e forte.

Entretanto a poucas semanas atrás Camburi quebrou, e quebrou bonito. Com um vento forte, agua fria e ondas abrindo Camburi mostrou que há momentos que devem ser recordados, pois são boas lembranças! 

Graças ao amigo, brother e surfista João Paulo Izoton pude estar presente na tarde de sábado e pegar boas ondas matando a saudade de surfar onde aprendi a brincar com as ondas.

Foi realmente inesquecível. Melhor ainda foi sair de casa deixando o bilhete que eu sempre deixava desde que comecei a ir para Camburi.

Por
Lucas Mello

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Endless Roads - Yellow Horizons (First Chapter)

"This is all about freedom, life, friendship
and, of course… SKATE!!!"


Endless Roads 1 - Yellow Horizons from Juan Rayos on Vimeo.


Por
Lucas Mello